Nesta mensagem conheceremos um pouco mais da vida de Jeremias e de seu chamado, bem como, sobre suas duas primeiras visões que lhe prepararam para o cumprimento de sua missão. Trata-se de uma mensagem introdutória, que nos fornecerá uma contextualização histórica para conhecermos mais a vida deste grande profeta bíblico.
a) Quem era Jeremias? Ele era filho de um sacerdote chamado Hilquias (v.1).
b) Onde ele morava? Na cidade de Anatote, na região Benjamim, próximo à Jerusalém (v.1).
c) JEREMIAS profetizou por cerca de 46 anos (v. 2-3).
d) "Deus escolheu a Jeremias antes dele nascer e o consagrou profeta às nações" (v. 4-5).
e) A réplica de Jeremias foi que ele era muito novo (v. 6).
f) Deus lhe respondeu que ele não era uma criança, pois Jeremias estava pronto para encarar a todos que Deus lhe enviasse (v. 7).
g) Deus toca em Jeremias e o constitui, a partir daquele dia, profeta. O conteúdo de suas profecias seria para a destruição e edificações de nações (v. 9-10).
h) Aplicação: Muitas vezes ao invés de olharmos para o poder capacitador de Deus, olhamos para nossa limitação. Deus sempre soube que Jeremias tinha suas limitações, mas Deus estaria com ele.
a) A visão da vara de Amendoeira
- Deus perguntou o que Jeremias estava vendo (v. 11).
- Ele disse que via um ramo de amendoeira (v.12).
- Deus lhe explica que Jeremias viu corretamente, porque Deus vela para que sua palavra se cumpra (v. 12). Amendoeira é shaqed e velo é shoqed, portanto um símbolo do cumprimento do que Deus disse.
b) A visão da panela fervente
- Deus pergunta-lhe o mesmo (v. 13).
- Jeremias responde que via uma panela fervendo, cuja boca se inclina do Norte para Judá (v. 13).
- O Senhor lhe explicou que a destruição de Jerusalém viria do norte (v. 14-15). Ou seja, viria da Babilônia, essa visão seria o conteúdo de sua mensagem durante todo o livro
c) A exortação final antes do início do ministério de Jeremias
- Por fim, Deus exorta que enviará Jeremias para profetizar em Jerusalém e que ele deveria dizer tudo o que Deus ordenar (v. 16-17).
- Deus iria blindar Jeremias de todos os ataques que ele sofreria (v. 18-19).
- As duas visões serviram para mostrar a Jeremias o impacto de suas profecias e exortá-lo a confiar no cumprimento da Palavra de Deus.
- Ainda nos dias hoje, somos desafiados a crer na Palavra do Senhor, mesmo que todo o mundo se volte contra a igreja.
Desafio: O chamado e a consagração de Jeremias nos desafia a confiar em Deus, mesmo quando nossas capacidades humanas parecem insuficientes.