“Louvem o Senhor, todos os gentios; que todos os povos o louvem!” (Salmo 117.1).
O Salmo 117 é o menor salmo da Bíblia. No entanto, sua mensagem é de extrema grandeza, pois, dá-nos um vislumbre do plano de salvação de Deus para toda a humanidade.
Vejamos a profundidade deste pequeno salmo.
Embora Deus tenha escolhido um povo para que seu plano de salvação fosse estabelecido, esse plano era justamente para toda a humanidade (Gênesis 12; Salmo 117).
Sabemos que Deus amou o mundo ao ponto de enviar seu filho para morrer pela humanidade (João 3.16).
Essa mensagem não estava plenamente clara no Antigo Testamento, mas com a revelação do Novo Testamento conseguimos encontrar lampejos desse amplo que se iniciou antes da fundação dos séculos e que teve sua plenitude com a vinda de Cristo a este mundo (Salmo 117, Colossenses 1.26, Gálatas 4).
Muitos salmos falam de Israel, mas o salmo 117 chama todos os gentios e todos os povos para louvarem o Senhor (Salmo 117.1).
O primeiro motivo dado para esse louvor é a misericórdia de Deus. Deus estava agindo com misericórdia sobre todas as nações, as existentes e as futuras, quando escolhia Israel como seu povo, uma vez, que em Abraão seriam abençoadas todas as famílias da Terra (Salmo 117.2, Gênesis 12).
O segundo motivo para esse louvor era a fidelidade de Deus. Essa fidelidade é eterna e trata-se de uma fidelidade de Deus consigo, pois ele não tinha nenhuma obrigação de resgatar a humanidade, mas conforme sua Palavra e seu plano, ele enviou Jesus para nos resgatar (Salmo 112.2).
Para nós Cristãos, a Bíblia é uma só - Antigo e Novo Testamento. No entanto, uma leitura pontual do Antigo Testamento pode transmitir a noção que Deus não tinha um plano para todos os povos, mas existem alguns textos que mostram sua vontade plena e não a circunstancial.
O Salmo 117 é o menor, mas sua mensagem é grandiosa para judeus e gentios.