Se você tivesse apenas uma vida para viver neste mundo, como você a viveria? A verdade é que você só tem uma vida. Fomos criados pelo nosso Deus e recebemos esse planeta para vivermos, após o pecado entrar no mundo todos passamos a ser mortais. Nosso tempo neste mundo ficou limitado e precisamos vivê-lo da maneira mais sábia possível. A Bíblia nos aconselha como devemos viver:
"Em todo o tempo": precisamos buscar a santificar continuamente, não apenas nos finais de semana, mas todos os dias e o dia todo.
"Alvas vestes": as vestes são símbolo de nossa nova vida em Cristo (Col 3.8-10); As vestes limpas são os atos de justiça (Apocalipse 19.8).
É difícil vivermos em meio a tanta sujeira e não termos as roupas salpicadas, mas uma coisa é ter as roupas com respingo de sujeira outra, totalmente diferente, é se jogar na lama do pecado.
A visão de Zacarias acerca do sacerdote Josué (Zc 3.1-10) é um exemplo de que Deus deseja que nossas vestes sejam sempre limpas.
Ilustração: Mude seu curso para 10 graus norte: Em uma noite de neblina no mar, o capitão de um navio viu o que pareciam ser as luzes de um outro navio navegando em sua direção. Ele mandou seu sinaleiro contatar a sua outra embarcação com sinais luminosos. A mensagem era: "Mude seu curso para 10 graus sul." Veio a resposta: "Mude seu curso para 10 graus norte." Então o capitão respondeu: "Sou um capitão, portanto mude seu curso para 10 graus sul." Resposta: "Sou um marinheiro de primeira classe. Mude seu curso para 10 graus norte." Essa última mensagem realmente enfureceu o capitão e por isso ele sinalizou de volta: "Sou um navio de guerra. Mude seu curso para 10 graus sul." Resposta: "E eu sou um farol. Mude seu curso para 10 graus note!" (Grandeza de cada dia, p. 12).
O Óleo: "...Óleos fragrantes eram usados nas festas, sendo os pés e a cabeça as principais partes do corpo que recebiam esses unguentos e óleos. As unções também serviam à pureza e à beleza e, se essas coisas nada significam para nós, eram por demais apreciadas pelos antigos". (Champlim, Eclesiastes, p. 2732).
Assim, Deus deseja que tenhamos uma vida bela, alegre, que vivamos a altura de filhos do rei, levando a todos os lugares o bom perfume de Cristo (2 Co 2.14-15).
Falta de óleo nos dias de hoje: A falta de óleo sobre a cabeça de muitos cristãos é caracterizada pela ausência de alegria, brilho, força, coragem: "E a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado..." (Isaías 61.3).
Coisas vindas as mãos: Deus nos deu dons para serem utilizados, precisamos agir.
Faça alguma coisa: "As pessoas me dizem: 'você é um estrondoso sucesso. Como conseguiu isso: Eu volto ao que meus pais me ensinaram. Aja. Adquira todo o conhecimento que puder e então, pelo amor de Deus, faça alguma coisa! Não fique aí parado, faça alguma coisa acontecer" (Lee Iacocca).
Só temos essa vida para trabalha: "Jesus disse, vim cuidar dos negócios de meu pai."
Sabedoria, Conhecimento e projeto (organizar o conhecimento para agir), ação. De preferência nessa ordem.
A parábola dos trabalhadores na vinha (Mateus 20.1-16) é um exemplo de que nunca é tarde para começarmos a trabalhar para o Senhor.
Deus nos deu o privilégio de viver, precisamos aproveitar essa oportunidade e fazermos algo de relevância para nós e para os outros.