“Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus” (Atos 11.20).
A igreja de Antioquia é a primeira igreja organizada com gentios e que se mobilizou para pregar aos gentios. Sabemos que Pedro pregou a Cornélio, mas não temos notícias de como aquela família se organizou enquanto congregação (Atos 10). Essa pregação de Pedro abriu a porta da palavra aos gentios e preparou os apóstolos para os acontecimentos em Antioquia. Gentios são os povos não circuncidados conforme a fé judaica. Em Atos 11.19-25, temos um relato poderoso do nascimento da igreja de Antioquia.
A partir da perseguição em Jerusalém, muitos irmãos saíram pelo mundo, talvez voltando para regiões, que já viam ou tinham vivido antes, e pregavam a palavra de Deus principalmente a Judeus (Atos 11.19).
Alguns irmãos, anônimos, não eram apóstolos. Eles pregaram o evangelho em Antioquia aos gregos, não somente aos judeus (Atos 11.20).
Deus levou muitos dos gentios a se converterem (Atos 11.21; João 16.8-11).
A obra de Deus é feita por todos. Esses irmãos não se omitiram, dizendo, por exemplo, não somos líderes, então não vamos pregar. Antes, eles, mesmo fugindo, pregaram a Palavra do Senhor.
A igreja de Jerusalém já havia sido preparada para essa expansão, por meio do evento ocorrido na casa de Cornélio (Atos 11.1-18).
A igreja de Jerusalém enviou Barnabé para verificar a situação dos irmãos de Antioquia (Atos 11.22).
Barnabé se alegrou como o que viu e, com sua vinda, a igreja continuou a crescer (Atos 11.23-24).
Barnabé foi buscar Paulo em Tarso e durante um ano os dois ministraram naquela igreja (Atos 11.25-26).
A partir da igreja em Antioquia, os seguidores de Cristo passaram a ser conhecidos como cristãos (Atos 11.26).
A atitude de irmãos desconhecidos levou a criação da igreja de Antioquia, que por sua vez, preparou o apóstolo Paulo para a missões mundiais. Vejamos como nossas ações, mesmo parecendo pequenas, poderão contribuir poderosamente para o progresso do Reino de Deus nesta terra.