Ao chegar ao final de sua primeira carta aos coríntios, Paulo escreve o famoso versículo 58 do capítulo 15. O objetivo é sintetizar seus ensinamentos. Desta forma, sabendo de todas as promessas de Deus, devemos ter a seguintes atitudes na obra do Senhor:
A Obra de Deus é viver uma vida de fé em Cristo, realizando tudo para a Glória de Deus (João 6.28-29).
Sede firme na obra de Deus, sabendo que o próprio Deus é a fortaleza do nosso coração (Salmo 73.26).
Sede inabaláveis na obra do Senhor: os coríntios eram culturalmente inconstantes, Paulo os exorta a que a nova vida prevalecesse sobre o velho homem (Veja 1 Co 16.13).
Sede sempre abundantes: as experiências que temos com Deus devem inundar nossa vida de forma poderosa, contínua e progressiva.
Aos Tessalonicenses, Paulo fez a seguinte exortação: "não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola" (2 Ts 2.2).
O trabalho deve ser feito no Senhor: O apóstolo Paulo estava sempre servindo a muitas pessoas, mas buscando agradar somente a Deus (Gálatas 1.10).
Quando o trabalho não é feito no Senhor, pode parecer em vão, porque não vemos os resultados humanos esperados.
Quando agimos no senhor, os resultados são sempre certos.
Em 1 Coríntios 15.58, após um estudo de questões teológicas, Paulo chama a igreja à ação, mas mantendo o foco na razão que nos impulsiona à ação - Deus.
Assim, pois, Paulo termina dizendo: "Tendo toda essa glória que contemplar, mantenham-se firmes na fé e o serviço de Deus, porque se o fazem, todo seu esforço e sua luta não serão em vão" (Willian Barclay).
"A vida cristã pode ser difícil, mas a meta vale imensamente a luta do caminho" (Willian Barclay).
Nossas ações se dão neste mundo de forma prática e concreta, no entanto, nosso foco não deve estar no que vemos, nem nos resultados imediatos, sejam bons ou ruins do nosso ponto de vista. Antes, sirvamos a Deus e esperemos a recompensa do dono da obra.