Você está esperando que algo de especial aconteça em sua vida? Poderá ser o emprego dos sonhos, saúde, conversão de familiares, a compra de um bem de valor, entre outras coisas. Daí, olhamos para vida de alguém e vemos que tudo o que pedimos está acontecendo com outras pessoas, então nos perguntamos: quando acontecerá comigo, Senhor? No texto Bíblico temos a história de um homem que esperou muito tempo para que Deus agisse em sua vida, ele também enfrentou a expectativa, a dor da espera, mas Deus agiu em sua vida. Deus agirá em sua vida, sua hora chegará. Nessa mensagem vamos aprender como esperar o tempo de Deus?
Esse homem sofria a trinta e oito anos, ele poderia estar em casa, mas estava à porta das ovelhas, esperando que o seu Pastor, Deus (Salmo 23) tivesse misericórdia dele, Betesda significa casa de misericórdia.
Há pessoas que quando estão com problema se afastam das ovelhas e da casa de misericórdia. Deixam de participar da igreja. Diante dos problemas, a comunhão é essencial para a cura espiritual.
Às vezes nos sentimos as pessoas mais infelizes do mundo, mas sempre há ou haverá alguém com mais problema. Para evitar a ansiedade da igreja, Pedro explicou: "[...] certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo [...] depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar" (1 Pedro 5.9-10).
Para que a vontade de Deus se cumpra em nossas vidas, precisamos esperar em Deus e continuar firmes na fé. Aquele homem, mesmo sabendo como seria difícil chegar ao poço, estava ali.
Não se sinta só: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque..." (v. 7). Constantemente, pensamos que ninguém liga ou gosta de nós, por isso, abandonamos o trabalho, a igreja, os amigos, etc. Jesus te ama, cuida de você, ele é o teu ajudador.
"[...] Pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim": não se entristeça com o sucesso dos outros. Fico imaginando a frustração daquele homem quando outra pessoa saía curada ou quando via a água se agitar e não conseguia pular. O que Deus tem para você, será entregue a você e não a outro, apenas fique próximo do POÇO DA VIDA.
"O primeiro que entrava no tanque": nem todos têm as mesmas oportunidades na vida, mas todos podem ter o mesmo Deus. Há momentos que pessoas são julgadas por serem fracas, enquanto outras conquistam algo, como se dependessem delas. Nem sempre, às vezes a pessoa quer pular, mas vem outra antes dela. Nessa história, talvez, pessoas com doenças menos graves pulavam antes. Como um cego pularia? Como um paralítico pularia primeiro? Você deve pular, mas reconhecer que é a misericórdia de Deus quem te sustenta.
Permaneça na graça: Jesus o encontrou novamente, o antigo enfermo estava no templo. Há décadas ele não fazia muitas coisas, mas escolheu continuar na presença de Deus (v. 14).
Há pessoas que esperam muito em Deus, orando, frequentando os cultos, mas quando Deus abençoa, saem pela porta das ovelhas e procuram o aprisco do mundo (2 Timóteo 4.10).
Mantenha uma vida santa: esse homem chegou a tal estado devido a consequência de algum pecado, agora ele estava curado, assim, não deveria voltar para os velhos hábitos. Certas situações da vida são criados pelo próprio ser humano.
A nossa vida deve ser para glorificar a Deus: nessa passagem, Jesus fez uma revelação de sua divindade que até os próprios judeus perceberam: "[...] dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (v. 18).
Não importa há quanto tempo você está esperando a ação de Deus, permaneça próximo ao POÇO - que é Deus e na Casa de Misericórdia que é a igreja, a comunhão. No momento certo, Deus agitará as águas e te jogará nelas. Apenas espere em Deus!