Nossas mentes e nossos corações estão continuamente preocupados e sobrecarregados com muitas coisas. Como cristãos temos o grande privilégio de entregarmos nossas preocupações a Deus. No entanto, não é o que sempre fazemos, muitas vezes, deixamos que nossas preocupações assumam o controle de nossas vidas e interferiam em nossos cotidianos. Em sua carta, o apóstolo Paulo ensina a igreja de Filipos a lidar com as diversas preocupações que afligiam aquela igreja, desta forma, ele deixou ricas lições de como podemos lidar com as preocupações da vida.
a) Não fique com as preocupações para você.
b) Leve suas preocupações a Deus.
c) Veja o que Pedro disse sobre o assunto: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5.7).
d) Diversifique sua comunhão com Deus, realizando suas petições com orações e súplicas.
e) A súplica é uma forma de oração mais intensa (1 Sm 1.10-18).
f) Ações de graças deve permear todo o nosso contato com Deus
a) Paulo esclarece que a paz de Deus é maior que o entendimento humano.
b) Quando oramos, a paz de Deus guarda o nosso coração e a nossa mente.
c) Quando oramos, a paz de Deus guarda a nossa mente e o nosso coração em Cristo.
d) Quando guardamos algo, queremos protegê-lo para que ele esteja acessível quando precisarmos, queremos também guardá-lo novamente, todas às vezes que houver necessidade.
e) Da mesma forma, guardar a nossa mente e coração é um processo contínuo e repetitivo.
f) Nossos pensamentos são afetados pelas preocupações, então quando somos inundados pela paz de Deus, vemos o mundo com outros olhos.
g) Veja o que Jesus disse sobre a paz vindo sobre nossas vidas: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27).
Nós cristãos temos entrando no jogo do mundo de tentar buscar a paz em tudo, menos em Deus; desta forma, encontramos mais tribulação e angústia. No entanto, a paz tem estando tão perto de nós, pois ela está em Deus. O senhor pode nos guardar em Cristo, vamos então até Ele.