Colossos era uma cidade que ficava próxima de Éfeso e Laodicéia, na região conhecida como Ásia Menor. Não temos muitas informações sobre essa cidade. No que diz respeito à carta de Paulo, sabemos que aquela igreja não foi fundada pelo Apóstolo (2.1). Epafras foi quem evangelizou colossenses, bem como quem contou a Paulo sobre a fé daqueles irmãos (2.7-8). Desconhecemos como Epafras conheceu o evangelho, parece que seu contato com Paulo deu-se somente quando o apóstolo já estava preso em Roma, momento também da produção desta carta (4.12-13). Nesta mensagem veremos como Paulo fala da esperança que estava guardada aos colossenses. Essa mesma esperança também está guardada para nós
A esperança está relacionada à fé em Cristo (v. 3).
A esperança está relacionada ao amor a todos os santos (v. 4).
A esperança, ou melhor, o objeto da esperança, está guardada, garantida nos céus (v. 5).
Esta passagem nos lembra 1 Coríntios 13, o capítulo do amor.
A medida que nossa fé em Cristo e o amor pelos irmãos se aprofundam, aumenta nossa esperança.
Embora esta esperança esteja guardada, ela é revelada pela pregação do evangelho (v. 5b).
Este evangelho chegou até os colossenses (v. 6).
Este evangelho está produzindo fruto e crescendo em todo o mundo (v. 6).
No momento que os colossenses ouviram e entenderam o evangelho ele começou a crescer e a produzir frutos entre eles também (v. 6b).
Nós também ouvimos o evangelho, trata-se do evangelho da esperança, precisamos ver os frutos crescerem em nossas vidas. Tudo isso é motivado pela crença firme de que há uma esperança reservada (NVI) para nós nos céus.
Talvez você esteja vivendo momentos difíceis em sua vida e essa esperança guardada para você pareça distante, saiba que ela nos dá outras esperanças, pois, se Deus reservou algo tão grande para nós no futuro, ele cuidará das coisas menores. Creia, ame e espere em Deus.