"[...] Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas" (Mateus 12.39).
Suponhamos que seu filho está com um amigo em casa e você chama atenção do seu filho por ele não ter arrumado a cama. Será que o amigo dele também ficará com medo? E se o menino dissesse para o colega: "Você tem que arrumar sua cama, a mamãe está me repreendendo". O filho estaria aplicando a mensagem de forma correta?
Às vezes parece que a igreja de Cristo age assim, o Senhor deixou alguns sinais para a igreja, que também servem de alerta ao mundo indiretamente, e a igreja não olha para si, mas somente para o mundo. Desta forma, vamos tratar de dois assuntos, sinais para o mundo e sinais para igreja. Hoje nos concentraremos em sinais para o mundo.
a) Escribas e Fariseus queriam ver um sinal feito por Jesus (Mateus 12.18). Ainda hoje, há pessoas que dizem somente acreditar em Deus se ele lhe mostrar que existe. Se for algo vindo do coração é válido, mas quando se trata de um desafio, não é aceito por Deus. Perceba que Jesus curou a muitas pessoas que lhe pediram.
b) Jesus diz que existe somente um sinal para esta geração - Sua morte na Cruz (Mateus 12.39).
c) A mensagem do amor é rejeitada constantemente (1 Coríntios 1.18-25).
d) Desta forma, o grande sinal para o mundo é a entrega de cristo na cruz (João 3.16).
a) Os ninivitas ouviram a Jonas e se converteram: "Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum e vestiram roupa feita de pano de saco, desde o maior até o menor" (Jonas 3.5).
b) A rainha de Sabá veio de longe ouvir Salomão (2 Crônicas 9).
c) Diferentemente da rainha de Sabá e dos ninivitas, os Fariseus não tinham interesse em ouvir a Cristo nem se arrepender.
e) Jesus tem sido muito escarnecido em nossa sociedade contemporânea. Para essa sociedade o maior sinal é sua morte na cruz.
Podemos mostrar que o mundo caminha para destruição, mesmo assim, o maior sinal ainda é a morte de Cristo.