O mundo é um lugar instável, em todos os seus aspectos, pois estamos expostos a doenças, crises sociais, colapso financeiro, etc. No entanto, independente da situação, devemos olhar para a Palavra, pois Ela é nosso porto seguro. Ademais, Jesus Cristo é também o Senhor do tempo. Em outras palavras, Jesus Cristo é nossa confiança em todo o tempo!
a) O passado pode nos trazer culpa e traumas (Romanos 6.21).
c) Muitos fogem do passado (Filipenses 3:13-14).
d) O passado pode nos trazer experiência e transformação (Romanos 5.3-5).
e) O passado fala da preexistência de Deus: "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Isaias 43.13).
a) Devemos cuidar para não estarmos ausentes no hoje, ou seja, pensando excessivamente no passado ou no futuro (Mateus 6.34).
b) Devemos viver o hoje com oração e vigilância (Mateus 24.42).
c) O cuidado do senhor é diário (Mateus 28.20).
a) O amanhã pode nos trazer medo, mas devemos entregá-lo ao Senhor: "Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores". (Salmos 34:4).
b) O amanhã pode nos trazer insegurança (Salmo 37.5).
c) O amanhã pode nos tornar inconsequentes (Pv 12.11).
d) Para o amanhã precisamos de paciência, fé e sabedoria.
e) O passado e o presente servem para consolidar nossa fé em Deus sobre seu controle do futuro. (Salmo 90.1-2).
f) Não sabemos se esse texto é uma declaração abrupta ou ela se conecta com os versos 7 e 9, caso se conectem seria um contrates entre líderes firmeza e inconstantes.
g) "Todos os líderes terrenos precisam vir e ir, mas há um que tem proeminência permanente para o crente. Ele é o senhor sobre tudo, bendito para sempre". (Comentário Broadman, p. 114).
h) "A não ser que o perdão e a misericórdia sejam constantes, não temos base para uma esperança permanente. A continuidade de nossa comunhão com Cristo se baseia em nossa crença na constância dele". (Comentário Broadman, p. 114).
Deus está conosco todos os dias, independente do calendário. Seu compromisso conosco é diário e o único tempo que nos pertence parcialmente é o hoje, pois ele logo foge de nossas mãos. Desta forma, devemos entregar a Deus o próximo ano, o próximo dia, o próximo minuto, etc. Independentemente de como estará nosso mundo, Jesus continuará no controle de tudo, para todo o sempre.