O profeta Elias foi usado por Deus para desafiar a nação a voltar-se ao Deus de Israel, pois Acabe, atendendo a sua esposa, trouxe o deus Baal para o país. Pela palavra de Deus enviada ao profeta e por sua obediência e oração, a nação ficou 3 anos e seis meses sem chuva, essa caiu novamente após a palavra do Profeta. O objetivo desta mensagem é encorajar a igreja a manter-se firme na Palavra de Deus e perseverante em oração.
Proposição: O Cristão deve cultivar três atitudes diante dos desafios da vida.
Ação esperada dos ouvintes: espera-se que os irmãos confiem mais na Palavra de Deus, perseverem em oração e celebrem as vitórias.
Mensagem do texto: Somos desafiados a Servir a Deus. Somos levados a essa decisão quando entendemos que o Senhor cuida de nós e que pertencemos a Ele.
Elias havia profetizado que não choveria (1 Rs 17.1).
Elias manda Acabe comer e beber, pois o profeta já ouvia ruído de abundante chuva, observe que só o profeta ouvia (v. 41).
Elias não tinha ouvido ruído, ele tinha ouvido a palavra de Deus dizendo que choveria, a partir daí, ele ouvia ruído, via nuvens e sentia o cheiro da chuva.
Acabe é importante na história somente para confirmar a Palavra dita a ele (1 Rs 17.1). Deus estava mostrando que a chuva não viria por um acaso, mas era pela Sua Palavra (1 Rs 18.1).
Enquanto Acabe vai para sua casa, Elias vai para o monte orar (v. 42).
Elias manda seu servo olhar em direção ao mar e esse olhou sete vezes em busca de chuva (43).
Na sétima vez, o jovem vê uma pequena nuvem, isso foi suficiente para o profeta alertar a Acabe (v. 44).
Tiago usa o exemplo de Elias para nos encorajarmos a perseverarmos em oração (Tiago 5.13-18).
Acabe após a grande chuva retorna a Jezreel, o rei demonstra insensatez diante do fim de uma fome extrema (v. 45, conferir com 1 Reis 18.2).
Elias é enviado encontrar-se com Acabe na entrada de Jezreel (v. 46).
Acabe e Jezabel mantiveram reverência a Baal, mesmo após o senhor ter cumprido Sua Palavra (1 Rs 19.1-2).
Infelizmente esquecemos rapidamente de nossas vitórias e celebramos por pouco tempo os feitos do Senhor. Filipenses é um livro que nos ensina a termos alegria em qualquer situação e a alegrarmo-nos sempre no Senhor (Fl 4.18 e 19).
Podemos aprender muitas coisas com essa história, dentre elas, podemos confiar na Palavra de Deus. Mesmo tendo as promessas, necessitamos da perseverança em oração. É importante celebrarmos as vitórias e não sermos insensíveis como Acabe.