“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e a nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida” (João 1.1).
Nem todos os cristãos têm o chamado para ser um líder em tempo integral. No entanto, todos temos o chamado para testemunhar, ou seja, falar o que Cristo fez em nossa vida.
Esse testemunho vai se aperfeiçoando a medida em que conhecemos mais da Palavra de Deus. Mas, sempre será um testemunho pessoal, de algo, que nos aconteceu diretamente. Vejamos com o Apóstolo João testemunha de sua experiência com Cristo.
O testemunho de João à igreja era sobre algo que ele havia vivido diretamente (João 1.1).
No caso de João, bem como dos apóstolos, eles foram testemunhas oculares: “ouvimos”, “vimos”, “contemplamos” e “nossas mãos apalparam” (João 1.1).
A partir do testemunho dos apóstolos, a mensagem sobre a obra de Cristo se expandiu e permitiu que outras pessoas deixassem as trevas e conhecessem a Deus (João 1.3-6).
O conteúdo dessa mensagem diz respeito ao arrependimento dos pecados, a salvação por meio de Cristo e a comunhão com os irmãos (João 1.5-2.1-11).
Embora o cristão em geral não tenha a mesma experiência direta que os apóstolos tiveram, recebemos os benefícios da obra de Cristo da mesma forma que os apóstolos, desta forma também devemos testemunhar.
O cristão deve testemunhar que seus pecados foram perdoados por Cristo (1 João 2.12).
O cristão deve testemunhar que conhece a Deus (1 João 2.13-14).
O cristão deve testemunhar que venceu ao Maligno (1 João 2.13).
O testemunho cristão deve ser seguido pela prática das boas obras (1 João 2.15-17).
O cristão não deve desanimar pelas apostásias que, muitas vezes, ocorrem (1 João 2.18-27).
O cristão deve ficar firme em Deus e manter seu testemunho firme até o último dia de sua vida (1 João 2.28-29).
O conhecimento do que Deus fez por nós e em nós, leva-nos a testemunhar para outras pessoas sobre essa grande obra. Podemos não saber explicar em detalhes, mas o compartilhar verdadeiro dessa experiência atrairá os olhos dos que estão cansados de viver sob do Maligno.