O contexto do sermão da parábola das dez virgens inclui-se no discurso de Jesus sobre sua volta e ela tem o claro tema principal de alertar a todos sobre a necessidade de vigilância. Nesta mensagem, refletiremos sobre o importante alerta de Jesus.
a) "Antes do casamento havia o cortejo nupcial. A noiva saía de sua casa acompanhada das pessoas que formavam o seu grupo; o noivo vinha de outro lugar por ele escolhido. O destino era a casa do pai do noivo" (Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos, 1991, p. 107, Editora Betânia).
b) As 10 jovens saíram com suas lâmpadas ao encontrar-se com um noivo (v. 1).
c) Cinco delas eram imprudentes e cinco eram prudentes (v. 2).
d) Ao saírem, as jovens imprudentes levaram somente as lamparinas (v. 3): os dois grupos se prepararam para o casamento.
e) As prudentes levaram lâmpadas e vasilhas (v. 4): um grupo se preparou adequadamente.
f) A demora do noivo fez com que todas adormecessem (v. 5): percebemos que os dois grupos tinham suas limitações.
g) Aplicando a parábola: estamos todos aguardando o retorno de Cristo, no entanto, não nutrimos a mesma determinação. Não entendemos que encontrar Jesus requer perseverança e preparação contínua. Preparar é estar em sua presença continuamente e não deixar para quando ele chegar.
a) A meia-noite, uma voz gritou: "ai vem o noivo, saiam ao encontro dele" (v. 6): a incerteza serve para nos tirar da zona de conforto, mantendo-nos alerta.
b) Todas as virgens se despertaram e prepararam as lâmpadas (v. 7). Não há como escapar do momento decisivo, todos estarão diante do senhor (Filipenses 1.11).
c) As prudentes não puderam ajudar as demais, pois o combustível era insuficiente (v. 8). Podemos ajudar as pessoas, mas a decisão e a responsabilidade é individual.
d) Não deu tempo para as jovens adquirirem o azeite, pois o novo chegou e levou as que estavam preparadas, frechando a porta atrás de si (v. 9).
e) Por fim, chegaram as imprudentes e pediram para entrar, mas o noivo não as permitiu, dizendo que não as conhecia (v. 11-12).
f) Hoje é o dia de pedirmos ao senhor para abrir a porta para nós (Isaías 55.6).
g) Jesus, então, conclui, que todos devemos vigiar, pois, não sabemos nem o dia, nem a hora.
Esse é o momento de acordarmos, esse é o tempo de nos prepararmos para estamos com o Senhor. Gritemos agora: "Senhor, abre a porta para nós".