“Farei desaparecer também os que deixam de seguir o Senhor e os que não buscam o Senhor, nem perguntam por ele” (Sofonias 1.1).
O profeta Sofonias profetizou no tempo do rei Josias, devido ao conteúdo de seu livro, provavelmente sua profecia ocorreu antes da reforma realizado por aquele rei. Três assuntos se destacam no livro, descrição sobre a situação atual do povo de Judá, alerta para o julgamento de Deus e promessa de restauração. Nesta mensagem, vamos nos concentrar na situação do povo e nos alerta feitos pelo Senhor.
Em última instância, Deus julgará toda a humanidade e o mundo, não somente o povo de Israel (Sofonias 1.2).
Deus alesta que destruirá os idólatras de Baal e Milcom (Sofonias 1.2).
Muitas pessoas de Judá fizeram três coisas: deixaram de seguir o Senhor, não buscavam mais a Deus e nem perguntavam por ele. Em outras palavras, abandonaram o Senhor por outros deuses (Sofonias 1.5-6).
Também havia aqueles que eram totalmente indiferentes ao Senhor, dizendo: “O Senhor não faz bem nem faz mal”. (Sofonias 6.2).
Não é possível vivermos uma vida de indiferença, ou servimos ao Senhor, ou ao Diabo (Mateus 6.24).
Essa apostasia resultaria na expulsão do povo da terra, o que conhecemos como cativeiro, foi alertado ainda por Moisés (Deuteronômio 29.17-20).
Desta forma, se o povo não se arrependesse, não iriam habitar nas casas que haviam construído, nem colher a plantação (Sofonias 1.13).
Esse juízo é denominado aqui como o grande Dia do Senhor, ou seja, o dia de seu juízo sobre a nação (Ageu 1.14).
Algumas características do Dia do Senhor são: angústia, tribulação, ruína, destruição, trevas, escuridão, densas trevas e guerra (Sofonias 1.14-18).
Felizmente, o cativeiro não veio no período de Sofonias, pois, por meio da aliançam feita pelo Rei Josias, o juízo foi suspenso (2 Crônicas 34.29-33).
Esse evento do Antigo Testamento serve para nos alertar para que nosso amor pelo Senhor não se esfrie e que possamos renovar nossa aliança com Ele continuamente.
Deus escolheu um povo, mas, em alguns momentos de sua história, esse povo escolheu outros deuses. Igualmente, o Senhor nos amou em Cristo, precisamos amá-lo e servi-lo todos os dias de nossa vida.